quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Caminhoneiros têm encontro em Tabuleiro

Terá início na próxima sexta-feira, dia 5, a 22ª edição do Festival dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte. O evento, que é considerado um dos três maiores da categoria no País, deve movimentar cerca de R$ 9 milhões em negócios durante o fim de semana. A Feira de Negócios, integrante da programação, reúne representantes de vários produtos e serviços para o setor. A estimativa de público é de três mil pessoas por dia.
Para o presidente da Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (Acatan), realizadora do evento, Rubismar Xavier, o festival tem sido a principal oportunidade de novos negócios para a categoria. São ofertados preços diferenciados, com prazos mais elásticos, incluindo a presença de representantes de venda de caminhões, peças e acessórios.
"Sem dúvida, o caminhoneiro encontra aqui, durante o festival, oportunidade de fazer melhores negócios. Por isso, o festival atrai profissionais de várias regiões do Ceará, além da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte", afirmou.
"É uma oportunidade para quem quer financiar um novo caminhão, comprar novos jogos de pneus, ou comprar peças e serviços. Os custos para manter o trabalho são elevados, e esse é um momento que todos podem contar com condições melhores. A economia nas compras durante o festival pode chegar em torno de 20% a 30%", ressaltou.
O Festival dos Caminhoneiros surgiu como uma brincadeira de amigos, segundo contou o presidente. "Era só um momento de lazer dos caminhoneiros, que vinham para casa e faziam uma comemoração pequena. Ao longo dos anos, o movimento foi crescendo, principalmente após a fundação da associação", contou ele.
Hoje, a Acatan tem cerca de 900 associados e é a maior associação sem fins lucrativos da categoria no Ceará. Ela atua em todo o Vale do Jaguaribe, conquistando benefícios para o dia a dia dos caminhoneiros.
De acordo com Xavier, o número de associados vem crescendo nos últimos anos. Ele atribui isso aos benefícios que a categoria organizada pode conquistar para a classe. "Como exemplo hoje, a Associação possui um posto de gasolina próprio, que garante desconto de até 15% no combustível. Além dos benefícios diretos, também buscamos melhorias para a categoria".
O Festival, que se consolidou após a criação da entidade, terá início com atividades esportivas, abertura da feira de negócios, desfile para escolha da Rainha dos Caminhoneiros, onde apenas filhas de caminhoneiros podem participar do concurso, churrasco e sorteio de uma moto. Todo o evento é realizado no Art Clube, no Centro da cidade.
No sábado, além de dar continuidade às atividades iniciadas na sexta-feira, tem ainda a carreata mirim e uma gincana. No domingo, último dia da programação, haverá alvorada e uma carreata de caminhões passando pelas principais ruas de Tabuleiro do Norte. O momento chega a reunir cerca de 200 caminhões. "O Festival se tornou um evento grandioso não só para os caminhoneiros, mas para as famílias e para a economia do município. Durante o fim de semana os hotéis e pousadas registram 100% de ocupação, além do dinheiro que é gasto no nosso comércio local para quem vem de fora. Para as famílias também representa um momento de lazer e interação", afirmou.
A cadeia que envolve a atividade caminhoneira em Tabuleiro do Norte representa 60% de toda a economia local, que vai desde motoristas de caminhão, lojas de peças, serviços, postos de gasolina, etc. O município se fortaleceu no entorno da atividade, que ainda da indícios de crescimento. Nos últimos três anos, segundo dados da Associação, a atividade cresceu de 20% a 25%. Só no município de Tabuleiro do Norte, há 800 veículos registrados, entre caminhões e carretas, além do trânsito flutuante que passa pela cidade e dos caminhões comprados de terceiros, com placas de outros municípios.
Mais informações
22º Festival dos Caminhoneiros
De Tabuleiro do Norte
De 5 a 7 de setembro
Rua Batista Maia, 4319
Centro - (88) 3424.2324
Ellen Freitas
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário