segunda-feira, 26 de março de 2018

Morre cantor e compositor cearense Messias Holanda

As informações são de que Messias faleceu por falência múltipla dos órgãos.

O cantor e compositor cearense Messias Holanda, conhecido pela canção "Pra tirar o coco", faleceu no início da manhã desta segunda-feira (26). O velório acontece durante a tarde no Theatro José de Alencar, e o sepultamento amanhã (27), no Cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza. Segundo César Martin, assessor da Associação Cultural Hugo Pinheiro, da qual Messias fazia parte, o cantor faleceu por falência múltipla de órgãos e já havia passado por uma série de paradas respiratórias ainda no mês passado.
Manuel Messias Holanda da Silva tinha 76 anos e era natural da cidade de Missão Velha, aqui do Ceará. As músicas do compositor, sempre com letras irreverentes, fizeram sucesso nos anos de 1960 e 1970. Letras como a de “Pra tirar Coco”, “Mariá" e "Vendedora de Rapé" ficaram na história da música popular cearense.  
De acordo com informações de César Martin, Messias já havia perdido parte das funções psicomotoras após as paradas pelas quais havia passado. Ainda em 2016, havia sofrido um acidente e passou por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este ano, após ser hospitalizado, o cantor foi encaminhado para casa, mas já não fazia apresentações como antes. 
A produtora Elaine Brito, ex-proprietária da casa de shows Kukukaya, onde ele comemorou 70 anos em 2012, manifestou pesar pela partida do músico. "Ele era um grande artista. Representava culturalmente para a cidade de Fortaleza e até para o País, um forró tradicional, autêntico, com as matrizes culturais que sempre respeitou e com atualidade artística", defende.
Marivalda Kariri, com quem Messias realizou inúmeras parcerias musicais, também lembrou com carinho do artista. "Era um ícone da cultura cearense", destacou. Foi ela quem conseguiu a sede do Theatro José de Alencar para realização do velório do cantor. Na ocasião, devem estar presentes Waldonys, Dorgival Dantas, Dedim Gouveia e outros amigos para homenagear e cantar a memória do forrozeiro.
Discografia
A discografia de Messias conta com dois discos de 78 rotações, 19 discos mistos, 15 LPs individuais, e 11 CDs, além de diversas coletâneas que contém suas canções no Brasil inteiro. últipla de órgãos
Diariodonordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário