Proprietários de fuscas se reúnem para traçar metas para o
Primeiro Encontro de Fuscas da cidade de Limoeiro do Norte. A primeira reunião
do grupo de fusqueiros, aconteceu no dia 23 de dezembro de 2013, no Sítio do
Osvaldo Luz no Bom Fim.
O encontro serviu como ponta pé inicial para o lançamento do
I Encontro dos Amigos do Fusca, que ficou agendado para o domingo 26 de janeiro
de 2014. O encontro Amigos do Fusca de Limoeiro do Norte, tem o objetivo de
reunir o maior número possível de proprietários de fusquinhas da cidade e da
região. O evento acontecerá na manhã do domingo 26, nas proximidade do Pinheiro
Supermercado de Limoeiro do norte.
História do Fusca.
20 de janeiro o
Brasil comemora o Dia Nacional do Fusca. O carro começou a ser fabricado no
Brasil em 1959. Fatores como manutenção fácil, motor arrefecido a ar e baixo
consumo garantiram o sucesso do modelo no País. Mais de 3 milhões de unidades
foram fabricadas em São Bernardo do Campo (SP).
A chegada das primeiras unidades da Alemanha começou em
1950. Pequeno, com motor traseiro e desenho muito diferente dos automóveis
americanos que dominavam nossas ruas, o Volkswagen Sedan chamava a atenção por
onde passava. Em 1953 teve início a montagem no Brasil a partir de componentes
importados. O Fusca foi o carro mais vendido no País por 24 anos consecutivos,
marca superada apenas em 2011 pelo VW Gol.
A história local do Fusca tem um detalhe interessante. Sua
produção se encerrou em 1986 como parte de um processo natural de mercado, mas
retornou em 1993 por sugestão do então presidente da República, Itamar Franco.
Em 1996 teve fim novamente a fabricação brasileira. No México, sua vida foi
esticada até 2003.
O carro foi concebido nos anos 1930 pelo engenheiro
austríaco Ferdinand Porsche a pedido do governo da Alemanha, que pretendia
popularizar o automóvel (daí nome "Volkswagen", "carro do
povo" em alemão). Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de
junho, data em que Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento
e fabricação do modelo, em 1934.
O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a
fabricação do carro começasse, mas durante o conflito a indústria produziu
veículos militares leves sobre sua plataforma mecânica, com motor traseiro
refrigerado a ar.
Com o fim da guerra, a fabricação do modelo original foi
retomada. A situação econômica da Europa, em recuperação, era favorável à venda
de um carro barato e econômico. Daí em diante ele ganhou o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário