quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Limoeiro do Norte: Bloco da Buchada da Adélia chega a 20 anos da sua fundacao











De acordo com Jerônimo Osterne, fundador do bloco da Buchada da Adélia, as primeiras articulações para a criação do bloco teve início em 2001, quando, em conversa com amigos, na barraca Aconchego Lanches, na Praça da Assunção, ele apresentou a proposta de criação de um movimento carnavalesco para resgatar os antigos carnavais da cidade.

 Em conformidade com Osterne, inicialmente, a turma não levou muito a sério, mas, em 15 de janeiro de 2002 o bloco da Buchada da Adélia se tornou realidade e já animou o carnaval de rua de Limoeiro do Norte. Ele lembra que o movimento carnavalesco começou muito pequeno, e que era possível contar quantos foliões acompanhavam o bloco na noite de estreia.

Quanto ao nome Buchada da Adélia está associado ao carnaval de rua de Olinda, onde existe o Bloco do Bacalhau do Batata, que presta homenagem a um antigo garçom, conhecido por Batata, que segundo a história, ele atuava em um estabelecimento cujo prato mais tradicional da casa era o bacalhau, e assim criaram o Bloco do Batata, composto em sua maioria, por garçons.

 Puxando a ideia para o nosso município, a inspiração foi baseada na Dona Adélia, uma senhora que por várias décadas prestou relevante serviço com a instalação de uma barraca na Praça da Coluna da Hora, onde, durante as madrugadas, ela servia panelada, buchada, caldo, arroz, dentre outros pratos tradicionais da culinária local para aqueles que costumavam curtir as noites festeiras da princesa do vale.

Com o passar dos anos, a organização do Bloco da Buchada da Adélia resolveu criar o Buchada de Ouro, com o intuito de homenagear figuras ilustres limoeirenses, que tenham contribuído com a história do carnaval de Limoeiro do Norte. Daí então foram criados os bonecos gigantes, também embasado no carnaval de Olinda. O primeiro Buchada de Ouro, observou Osterne, prestou homenagem ao Seu Cazuza, cidadão limoeirense apaixonado por carnaval que, com mais de 100 anos de idade, ainda brincava carnaval todo fantasiado.

  Ao longo dos 20 anos de existência, a Buchada da Adélia saiu 19 vezes e homenageou 17 limoeirenses com os bonecos gigantes do Buchada de Ouro. Segundo Jerônimo Osterne, para se tornar um Buchada de Ouro o pretenso candidato deve atender a três critérios básicos: Ser limoeirenses, ter algum vínculo com a história do carnaval da cidade e está vivo 

Em consequência da pandemia do novo corona vírus, o bloco da Buchada da Adélia não saiu no carnaval de rua de 2021 e também não sairá em 2022, segundo informou o fundador do bloco carnavalesco que expressou anseios que a pandemia passe logo para que no carnaval de 2023, o bloco da Buchada da Adélia possa voltar a fazer a alegrias dos foliões limoeirenses com as tradicionais marchinhas de carnaval agitando as ruas da cidades durante os 4 sábados que antecedem o sábado de carnaval.






 








Nenhum comentário:

Postar um comentário