domingo, 26 de dezembro de 2021

Pesquisa revela que relação de avós com netos é mais emocional do que com os filhos

 Avó é “mãe com açúcar” já é de conhecimento popular e, agora, também científico. Uma pesquisa realizada pelo antropólogo americano James Rilling, da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, mostra que as avós e os netos possuem forte ligação cerebral. ❤️



🔬 Durante os estudos, foram detectadas atividades cerebrais no lado do cérebro ligado à empatia emocional, com predisposição para interação com as crianças no momento em que as avós assistiam seus netos. Cerca de 50 mulheres, com netos biológicos de 3 a 12 anos participaram do experimento.


Com isso, a pesquisa sugere que as avós são levadas inconscientemente a sentir as mesmas emoções que seus netos, como alegria, tristeza, euforia ou dor.  


O mesmo estudo também analisou a reação dos avós ao verem fotos dos filhos já adultos. Neste caso, foi ativada outra área do cérebro, a da empatia cognitiva. Ou seja, eles tentam compreender o que filho estpa pensando ou sentindo, mas não pelo lado emocional.


🗣️ “Ao conviver com os netos, esses avós reativam de forma espontânea e inconsciente sentimentos da própria infância. Esse relacionamento intergeracional proporciona um crescimento livre de preconceitos etários e construção da infância para a criança, como também auxilia o idoso na motivação, auto estima e alegria de viver” explica Lucila Bonfim, professora de Ginástica Cerebral da Universidade Sem Fronteiras (UNISF).


Ah, e não tem nada melhor mesmo que amor de vó, não é? Aos que têm o privilégio de conviver com a sua, aproveite! 👵🏼


(Foto - reprodução)

Jornal Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário