PNAD aponta que na área rural, acesso subiu 16,9 pontos percentuais em dois anos;
celular é presente em 99,5% dos lares brasileiros
O acesso à Internet era presente em nove de cada dez casas brasileiras em 2021, apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (16). A PNAD aponta que, em dois anos, o número de lares com conexão aumentou seis pontos percentuais, influenciado principalmente pela pandemia de Covid.
Entre 2019 e 2021, a proporção de domicílios com internet foi de 57,8% para 74,7% na área rural. Na área urbana, o índice subiu de 88,1% para 92,3%.
O IBGE apontou que, pela primeira vez, a lista de aparelhos mais utilizados dentro das residências teve mudança significativa: celulares permanecem onipresentes como a principal porta de acesso para 99,5% dos lares brasileiros – mas, pela primeira vez, a TV aparece em segundo lugar: os aparelhos são a opção de acesso mais utilizada em 44,4% dos domicílios, 12,1 pontos percentuais a mais que três anos atrás.
O uso de microcomputadores (42,2%) e tablet (9,9%) segue em queda – assim como o número de telefones com linha fixa, que agora é de 15,6% das residências.
Fonte:IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário