O que você precisa saber para se prevenir da doença
Patologia pode levar a complicações graves, como cegueira, danos nos rins, doenças cardiovasculares, amputações de membros e morte prematura.
O diabetes é caracterizado por altos níveis de glicose no sangue resultantes de defeitos na produção de insulina, ação da insulina ou ambos. A condição está associada a 1,5 milhão de mortes todos os anos, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS).
A doença pode levar a complicações graves, como cegueira, danos nos rins, doenças cardiovasculares, amputações de membros e morte prematura.
Aqui está o que você precisa saber sobre diabetes, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Fatos
Pessoas com diabetes ou outras condições médicas subjacentes são mais propensas a ficar gravemente doentes se infectadas com Covid-19, de acordo com o CDC.
Em todo o mundo, o número de pessoas vivendo com a doença potencialmente fatal quadruplicou desde 1980 para cerca de 422 milhões, segundo a OMS.
37,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm diabetes, cerca de 11,3% da população. 8,5 milhões (23%) de adultos com diabetes não são diagnosticados.
O diabetes foi a oitava principal causa de morte nos Estados Unidos em 2020, de acordo com dados provisórios do National Vital Statistics System.
Existem vários tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional.
O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas ainda não altos o suficiente para ser diagnosticado como diabetes. Antes de desenvolver diabetes tipo 2, as pessoas quase sempre têm pré-diabetes. A pesquisa mostrou que alguns danos a longo prazo ao corpo podem ocorrer durante o pré-diabetes.
O diabetes tipo 1 se desenvolve quando o sistema imunológico do corpo destrói as células beta pancreáticas, as únicas células do corpo que produzem insulina. Esta forma de diabetes geralmente atinge crianças e adultos jovens. Apenas 5-10% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1. Os fatores de risco para diabetes tipo 1 podem ser autoimunes, genéticos ou ambientais. Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir o diabetes tipo 1.
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células não usam insulina adequadamente. O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e, em adultos, é responsável por cerca de 90% a 95% de todos os casos diagnosticados de diabetes.
Está associada a idade avançada, obesidade, histórico familiar, sedentarismo e raça/etnia. É mais comum em afro-americanos, latino-americanos, índios americanos, americanos asiáticos, havaianos nativos e outros habitantes das ilhas do Pacífico. O diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes, embora ainda raro, está sendo diagnosticado com mais frequência.
A diabetes gestacional é uma forma de intolerância à glicose diagnosticada durante a gravidez. Afeta cerca de 4% de todas as mulheres grávidas. Um diagnóstico de diabetes gestacional não significa que uma mulher teve diabetes antes de conceber, ou que terá diabetes após o parto.
Outros tipos de diabetes resultam de condições genéticas, cirurgias, medicamentos, infecções e outras doenças. Esses tipos de diabetes representam de 1% a 5% de todos os casos diagnosticados.
Possíveis sintomas
Micção frequente
Sede excessiva
Perda de peso inexplicável
Fome extrema
Mudanças repentinas na visão
Dormência nas mãos ou pés
Cansaço
Pele seca
Feridas de cicatrização lenta
Infecções frequentes
Complicações
Adultos com diabetes têm taxas de mortalidade por doenças cardíacas cerca de duas a quatro vezes maiores do que adultos sem diabetes.
O risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior entre as pessoas com diabetes.
Pessoas com diabetes têm alto risco de pressão alta
A diabetes é a principal causa de novos casos de cegueira entre adultos de 20 a 74 anos.
A diabetes é a principal causa de insuficiência renal.
Entre 60% e 70% das pessoas com diabetes têm formas leves a graves de danos no sistema nervoso ou neuropatia.
Estatísticas de Diabetes dos EUA
1,4 milhão de novos casos são diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos.
Em 2019, cerca de 96 milhões de pessoas com 18 anos ou mais tinham pré-diabetes.
Cerca de 286.000 pessoas com menos de 20 anos têm diabetes.
US$ 327 bilhões – Custo para tratar diabetes nos EUA em 2017.
Fonte
CNN Brasil Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário