segunda-feira, 4 de março de 2019


Carnaval da Família Castro: Sessenta e dois anos de tradição carnavalesca






Iolandra Castro conta que a história dos carnavais da "Família Castro" começou a partir da idéia de um tio dela, que era apaixonado por carnaval, tendo o mesmo, por vários anos, desfilando como Rei Momo do carnaval de Limoeiro do Norte.




Ainda de acordo com a professora Iolanda, no ano de 1957, a associação cultural da cidade, clube que realizava as festas de carnaval não promoveu a o evento e o Tio Luís, como era conhecido, tomou a decisão de realizar o carnaval na do seu pai. Daí em diante, todos os anos a família tem mantido a tradição de realizar o carnaval, surgindo então Clube das Bengalas.


A reportagem da tvjaguar também conversou com a Professora aposentada Luzanira Castro, atual proprietária da residência da família Castro, atual Clube da Bengala. Em conformidade com Luzanira Castro, o Padre Pitombeira foi o responsável pela denominação de Clube da Bengala.

Assíduo frenquentador dos carnavais na residência da família Castro, acrescenta Luzanira, certo dia o padre estava em uma das noitadas carnavalescas, cujas festa sempre contou com um grande número de pessoas idosas, e em uma brincadeira assim falou. Próximo ano vamos vir todos de bengala. Daí então o nome Clube da Bengala, que vem dando continuidade a uma tradição que já perpassam mais de seis décadas.
Há mais de duas décadas participando do tradicional carnaval da família Castro/Holanda, Lúcio Ney afirma que guarda boas recordações dos carnavais do Clube da Bengala e que tem feiro de tudo para se fazer presente a cada ano, daquele evento que já está marcado na história do carnaval da cidade de Limoeiro do Norte. Lúcio Ney fez questão de salientar que já chegou a ser eleito Rei do carnaval do Clube da Bengala.
Tradicionalmente, a abertura do tradicional Carnaval do Clube da Bengala começa ás 16:00 horas do sábado de carnaval com apresentação da orquestra e o esquenta do carnaval, embalado ao som das tradicionais marchinhas de carnaval. Até quarta feira de cinzas é só alegria e muita folia entre os foliões do Clube da Bengala.
Fonte: Nilo Leite/tvjaguar





Nenhum comentário:

Postar um comentário