sábado, 13 de agosto de 2022

Sanfoneira Evilania: dos galpões das cerâmicas para os acordes da sanfona

 




Natural da cidade de Morada Nova, Evilania afirma que com idade de 07 anos de idade ela chegava a comunidade de Flores, distrito de Russas, onde fixou morada ao lado da família.

De acordo com a Sanfoneira Evilania, ainda bem cedo, com idade de 13 anos, ela teve que dar o duro nos galpões das cerâmicas para ganhar alguns trocados para ajudar nas despesas de casa, pois na época a família não tinha muitos recursos.

A paixão pela sanfona também chegou cedo. Conforme relatou a jovem sanfoneira, certo dia, ainda na adolescência, ela teve um despertar que desencadeou para a vontade de tocar sanfona e buscou ajuda junto ao experiente sanfoneiro Raimundo Silva que se dispôs a ensinar os primeiros acordes.

Evilania conta ainda que a vontade de aprender a tocar sanfona era tão grande que ela saia de Flores, distrito de Russas, para a comunidade de Canafístula, em Limoeiro do Norte, em uma bicicleta emprestada, só para treinar na sanfona do sanfoneiro Raimundo Silva.

Depois de ter passado por algumas bandas de forró pé de serra da região, a sanfoneira segue carreira solo, e costuma fazer apresentações em parceria com outros artistas locais.

Com 20 anos de carreira a Sanfoneira Evilania expressa a sua alegria e satisfação pelo ofício que exerce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário