O jornalista limoeirense Melquíades Júnior segue colecionando conquistas profissionais em sua carreira e sobe mais posições entre os mais premiados da história. A mais recente atualização do Portal Jornalistas & Cia, que monitora prêmios de jornalismo no Brasil e no mundo, apontou que o limoeirense é o 4º mais premiado da história dentre todos os jornalistas do Nordeste de diferentes gerações. No ranking nacional, Melquíades está no TOP 30 dos jornalistas brasileiros mais premiados de todos os tempos, ocupando a posição 28ª de jornalista brasileiro mais premiado. A lista inclui nomes como Míriam Leitão, Caco Barcellos, André Trigueiro, Ricardo Boechat e Juca Kfouri.
O Ranking + Premiados Jornalistas da História é liderado no Nordeste por Demitri Túlio (O Povo). O segundo e terceiro lugares ficaram com a pernambucana Juliana de Melo e o paraibano Wendell Rodrigues da Silva, respectivamente. Melquíades foi a grande novidade deste ano, conforme a coordenação do monitoramento, ao subir duas posições no ranking e empatar em 4º lugar com o jornalista Cláudio Ribeiro (O Povo). A classificação leva em conta os resultados de quase 200 prêmios de jornalismo, do Brasil e do mundo, atribuindo pontuações aos profissionais contemplados.
Repórter especial no Sistema Verdes Mares (SVM) e que iniciou no jornal Folha do Vale no início dos anos 2000, Melquíades coleciona em sua bagagem importantes trabalhos jornalísticos que circularam pelo País e fora dele. São mais de 20 prêmios nacionais e quatro internacionais, sendo dois na área de cinema. Alguns de seus trabalhos são Viúvas do Veneno (2013), Parto dos Anjos (2014), Descaminhos da Escola (2015), Bonito pra Chover (2018), Chagas – a vida após o barbeiro (2018) e a Matança da PM e invenção da resistência (2019), estas que renderam duas indicações ao Prêmio Global True Story Award, na Suíça. É o único jornalista brasileiro duas vezes indicado a este prêmio internacional que reúne mais de 80 países em 33 idiomas.
Fonte: Portal Folha do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário