segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bloco Buchada da Adélia comemora dez anos e levou foliões às ruas de limoeiro

Este ano o movimento balançando Limoeiro homenageia o professor Aécio de Castro, um carnavalesco limoeirense apaixonado pela cultura e as tradições da nossa terra.
Notícia posta em 13/02/2011
Por: Flávio Costa
img
img
O Bloco Balançando Limoeiro e a buchada da Adélia levou uma multidão de foliões às ruas de Limoeiro do Norte no vale do Jaguaribe, na noite de sábado 12 de fevereiro de 2011. O evento que este ano completa 10 anos de existência foi idealizado por dois funcionários públicos limoeirenses, Gerônimo Osterne e Lúcio Holanda, com intuito de resgatar as raízes dos tradicionais carnavais de rua dos anos 70, 80, quando existiam na cidade as escolas de samba Jaguar e Vira-Copos, onde os cidadãos limoeirenses desfilavam pela Avenida Dom Aureliano vestidos à caráter e ao som de marchinhas, frevo e samba festejando o período momino.

A ideia surgiu em encontros no Bar do Cesar, situado na (Praça do BNB), no centro da cidade, que serve como ponto de encontro da sociedade limoeirense, que depois de um dia de trabalho ou nos finais de semana se reúnem para bebericar e trocar ideias e depois de alguns acertos resolveram um dia botar em prática a ideia, que de imediato foi aprovada e lançaram o Movimento Balançando Limoeiro e a Banda da Buchada da Adélia, em homenagem à Dona Adélia, uma senhora que nos idos dessas décadas ganhava a vida vendendo caldo, panelada e buchada em um ponto na Praça da Coluna da Hora, saciando a fome dos foliões após uma noite de farra na cidade.

Na noite do último sábado (12/02), o Bloco Balançando Limoeiro e a Buchada da Adélia desfilou pelas ruas da cidade e segue pelos quatro sábados do mês de fevereiro, embalados pelas tradicionais marchinhas de carnaval como nos velhos tempos, seguida pelos foliões que se tornaram fãs do movimento que trouxe como novidade para este ano uma réplica da Coluna da Hora, da cidade que sobre rodas, acompanha a banda da buchada da Adélia por todo o seu percurso até a sua chegada na praça do (BNB), onde o folião continua curtindo a festa até a meia noite.

No ano em que o movimento completa 10 anos de existência, o homenageado é o Professor Francisco Aécio de Castro, um carnavalesco limoeirense apaixonado pela cultura e as tradições da nossa terra e que também fez parte da história dos antigos carnavais de Limoeiro do Norte. VEJA MAIS FOTOS www.tanafoto.net

Por Nilo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário