quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Forró mais pop



Mesmo para quem não é fã de forró, não dá para ignorar sua existência. O mais tradicional gênero musical do Nordeste está presente - para o bem/mal - em todas as partes: seja no ônibus, no toque de celular ou no carro de som mais perto de você! Enfim, esse estilo fica ainda mais onipresente quando tira inspiração da música pop.

E, apesar de dividir opiniões, é fato que as famosas versões de forró para hits internacionais caem no gosto popular. Essas "releituras" de sucessos gringos geralmente têm arranjos parecidos com o ritmo original (embora venham incrementadas com sua típica pegada acelerada) e uma tradução - bem - livre da letra (já notou que muitas vezes a nova composição não tem nada a ver com a principal?). Outro traço em comum nessas adaptações são os temas recorrentes: amor, perda e traição dominam o repertório. Feitas as apresentações, vamos às regravações que já viraram febre nas rádios.

A Aviões do Forró é uma das campeãs. Com um feeling musical certeiro, suas versões são sucessos garantidos. E os vocalistas Solange Almeida e Xandd Avião não se intimidam: já fizeram incursões no universo pop de Lady Gaga. A bombante "Alejandro" se transformou em "Alexandre" e já tem o aval dos fãs. "Descobri, descobri, que te amo, que te amo, e toda noite é o seu nome que chamo. Vou insistir, e vou provar o tamanho do meu amor. Você não vai se arrepender, prometo. Alexandre!", canta o grupo, que também já eternizou Beyoncé ("Single Ladies" virou "Hoje eu Tô Solteira"), Rihanna ("Umbrella" se tornou "Vai me perder") e Justin Bieber (continuou "Baby").

Gaga também agradou os paraibanos do Calcinha Preta, que ficou famoso no Brasil após o hit "Você não vale nada, mas eu gosto de você", apesar de que sua "Paparazzi" tenha um começo um pouquinho diferente da original: "Você é legal e é fundamental/Ter um flash na mão, você é tão lindo, é tão mágico". Puro glamour, hein? O pop romântico de James Blunt também é referência pra essa turma. Se "You´re beautiful" já era impregnante, "Já me acostumei" é inesquecível.

Outra banda que pegou carona em uma canção já consolidada na esfera pop foi o Forró do Muído. Os coleguinhas Simone, Simaria e Binha Cardoso elegeram "Lucky", um dueto de Jason Mraz e Colbie Cailat, e tiveram literalmente "Sorte". Não só estourou nas paradas, como virou trilha sonora do casamento das irmãs-cantoras.

Carla Bruni, primeira-dama da França, também foi homenageada. Sua música mais famosa, "Quelqu´un M´a Dit", ganhou versão simpática aos ouvidos em "Baby, fala pra mim" da Desejo de Menina. Alanis Morissete, com sua depressiva "In Your house", ficou estranhamente superanimada no remake "Sua Casa", do mesmo grupo.

Aprovada!

O Aviões do Forró também revisitou o sucesso "Me adora", de Pitty. Ao contrário do que muita gente pensa, a cantora adorou! "Isso é indicativo de que a música bombou além das esferas premeditadas, acho lisonjeiro", tuitou a roqueira.

´Come as you are´

Falando em rock, o Forró Estourado teve influência do Nirvana regravando "Come as you are", que resultou na polêmica "Liga o som"... "Liga o som/ e o garçom traz um uísque bom pra mim/ Eu cheguei, eu sou rei e a mulherada fica afim/Afim de mim..." Pobre do Kurt Cobain, deve estar se revirando no túmulo.
DN/ZOEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário