domingo, 20 de janeiro de 2013

Panelada do Netim e Buchada da Adélia abrem oficialmente o carnaval de rua de Limoeiro do Norte.

A abertura oficial do carnaval de rua da cidade de Limoeiro do Norte aconteceu na noite do sábado 19, com a apresentação dos blocos da Panelada do Netim e da Buchada da Adélia. O evento já virou tradição na cidade, pois a Buchada da Adélia foi criada há 12 anos por um grupo de amigos com o intuito de resgatar os tradicionais carnavais de rua da Limoeiro dos idos dos anos 80, quando existiam os blocos carnavalesco Viracopos e Jaguar.
O bloco da Buchada da Adélia rende homenagem a Dona Adélia, uma senhora, que até finais da década de 80 ganhava a vida servindo caldo e panelada em uma barraca instalada na praça do mercado central. O movimento também homenageia a cada ano um filho ilustre da cidade que tenha se destacado por alguma atividade ou seguimento na história do Município e para o ano de 2013, ano em que comemora 12 anos de carnaval, o bloco da Buchada da Adélia leva para as ruas, o boneco ilustrativo do folclórico Zé Bráulio, figura bastante conhecida por todos por participar de quase todos eventos festivos, sempre com muita alegria e descontração.

Já o bloco da Panelada do Netim, homenageia o próprio Netim, que também ficou bastante conhecido em décadas passadas, por também fornecer comidas caseiras, com destaque para a panelada que ficou conhecida como Panelada do Netim. O resgate da memória foi idealizado pelo vereador Arimatéia, como forma de prestar homenagem ao seu pai e também promover o resgate das tradições culturais do Município. O bloco já existe há quatro anos e durante os quatro sábados que antecipam carnaval e durante os quatro dias de carnaval o bloco faz a alegria do folião limoeirense, seja no carnaval de rua ou no carnaval nas areias das Barragens das Pedrinhas e de Quixeré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário