terça-feira, 22 de abril de 2014

Cearense cria aviões para uso experimental e pessoal

No dia da Força Aérea Brasileira (22 de abril), um cearense de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, faz jus à data. José Ribamar Sousa é inventor de aviões e já está no quinto projeto. O sonho do idealizador é montar uma fábrica de aviões experimentais.
Embora o município seja conhecido como terra da bicicleta, todos conhecem o Ribamar do Avião. A ideia surgiu com o avô, que construía o veículo para ser usado como pipa. “Essa história iniciou quando eu e meus irmão éramos crianças. Depois que crescemos, resolvemos evoluir”, comenta Ribamar do Avião.
Em 1998 saiu o primeiro protótipo, que não foi bem sucedido, mas pelo menos saiu do chão. O quinto projeto, em construção, tem previsão de aproximadamente quatro meses para ficar pronto, já que esteve parado por um ano. O inventor conta que a pausa ocorreu devido a um acidente que aconteceu no emprego anterior, em que perdeu parte dos dedos de uma mão.
Na construção a colaboração dos amigos é importante. “Não construo sozinho”, revela ao reconhecer o trabalho de seus companheiros. O eletricista José Lucilânio Mendes comenta que conheceu o idealizador desde a ideia inicial. “Estamos juntos até hoje. Eu, com a parte elétrica”.

Com Informações:Tribunado Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário