quinta-feira, 3 de novembro de 2016




Dia 03 de novembro marca a data em que dado à mulheres o direito de ir às urnas.

A professora Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora brasileira.

O feito aconteceu no dia 03 de novembro de 1930, quando o então presidente Washington Luís, (1926-1930) oficializou e instituiu o processe que assegurava às mulheres, o direito de ir às urnas e exercer o direito de cidadania, o direito de votar, isso depois de um longo período de reivindicações.
 O estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro que permitiu o voto das mulheres, em 1927.  Durante o governo Vargas, as primeiras concessões para o voto feminino também foram dadas, no entanto, muitas restrições eram impostas, uma vez que ele estava liberado apenas para mulheres casadas com autorização do marido e para as viúvas e solteiras que tinham renda própria.

Em 1934, o Código Eleitoral eliminou essas restrições, permitindo o pleno acesso ao voto. A obrigatoriedade veio apenas 16 anos depois, em 1946.   O movimento chamado sufrágio feminino era a principal bandeira feminista da época que lutava pela conquista deste direito.

Atualmente, as mulheres participam efetivamente da vida política do país e essa presença feminina não se restringe a ação de votar, mas também, as candidaturas e ao jornalismo político.
 Como está registrado nos anais do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, a professora norteriograndense, da cidade de Mossoró, Celina Guimarães Vianna foi a primeira eleitora do Brasil, alistando-se aos 29 anos de idade. Com advento da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1927, o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio. Assim, em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, foi incluído o nome de Celina Guimarães Vianna na lista dos eleitores do Rio Grande do Norte. O fato repercutiu mundialmente, por se tratar não somente da primeira eleitora do Brasil, como da América Latina.(http://www.tse.jus.br/imagens/fotos/professora-celina-guimaraes-vianna-primeira-eleitora-do-brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário