quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A Profissão de relojoeiro sobrevive ao tempo, apesar de toda a tecnologia da era digital.



A profissão de relojoeiro é uma das funções mais antigas do mundo.



 Conta a história, que quando surgiu, na Inglaterra, só eram aceitos profissionais experientes no ramo, e que um relojoeiro só poderia comercializar o seu primeiro conserto de relógio após sete anos de experiência. 


A profissão requer atenção, paciência e muita dedicação, pois relógios são máquinas com dezenas de pequenas engrenagens que têm a função de controlar o tempo da vida humana.

Em Limoeiro do Norte, o relojoeiro Valdir Ferreira, conta que desde cedo ele passou a acompanhar o seu pai que atuava como comerciante de jóias e relógios.

 Isso, segundo ele, viabilizou-lhe o contato com profissionais como Pascival Bandeira e Dengoso, na época, ambos com ampla experiência em consertos de relógios.


A sua aproximação junto a esses  técnicos fez com que despertasse em Valdir Ferreira o interesse pela profissão de relojoeiro, tendo o mesmo participado de cursos de consertos e manutenção de relógios através do Instituto Universal Brasileiro.

Com mais de 30 anos profissão de relojoeiro na cidade de Limoeiro do Norte, Valdir Ourives, como também é conhecido revela que foi do ofício de relojoeiro que adquiriu recursos para sustentar a filha e formar os filhos, apesar de nenhum dos filhos ter despertado o interesse pela profissão de relojoeiro 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário