sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Eleições 2022: você sabe o que pode e o que não pode levar para a cabine de votação no dia 2 de outubro?

 

E os votos Brancos e Nulos, para onde vão?





De acordo com o Edgar Chaves, chefe do Cartório Eleitoral da 29° zona Eleitoral, com sede em Limoeiro do Norte, no ato da votação, os eleitores, em hipótese alguma poderão está portando nenhum tipo de equipamento eletrônico como celular, máquina fotográfica, tabletes ou similares, mesmo que estes equipamentos estejam desligados.




Ainda em conformidade com o responsável pelo referido cartório eleitoral, o eleitor pode até entrar na sessão eleitoral com o equipamento, porém, no momento que for adentrar a cabine de votação se faz necessário que os seus pertences sejam entregues ao responsáveis pela sessão eleitoral.

Ele destaca também a importância do eleitor, ao se dirigir para a cabine de votação ele levar consigo um papelzinho com os nomes e números dos candidatos que estão concorrendo ao pleito, ( cola), já que nas eleições de 2022 serão escolhidos deputados estaduais e federais, governadores, senadores e Presidente da República.



Chaves observa ainda que essa é uma decisão recente, adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era prevista até o pleito eleitoral anterior, mas que precisa ser cumprida por isso todos os eleitores na eleição de 2022.



Edgar Chaves aproveitou o ensejo para esclarecer dúvidas sobre Votos Brancos e Votos Nulos. Conforme foi explanado pelo diretor do cartório de Limoeiro do Norte, os Votos Brancos e votos Nulos representam apenas uma posição individual de cada eleitor, em relação ao seu voto e que nenhum e nem outro beneficiará candidato A ou candidato B, já que os votos que são contabilizados são votos válidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário