sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Dia 20 de janeiro celebra-se São Sebastião

 Dia de São Sebastião



Dia 20 de janeiro de 288, D.C., é a data estimada para a morte de São Sebastião, vítima das perseguições cristãs realizadas pelo imperador romano Diocleciano. São Sebastião era um soldado romano que servia ao imperador, mas foi morto ao dar testemunho da sua vida como cristão.

"São Sebastião foi um Oficial do Exército do Império Romano, que de modo geral era formado por pagãos (não cristãos). Porém, a mãe dele já era convertida ao cristianismo, o que indica que, no meio dos demais soldados, ele já dava um testemunho de vida próprio do estilo de vida cristã", explica o padre Rafhael Maciel.

Foi exigido de São Sebastião que renegasse a vida como cristão, o que não foi aceito. Por isso, foi perseguido, amarrado em uma árvore e alvejado com três flechas. Contudo, não morreu em decorrência dos ferimentos, sobrevivendo ao ataque para ir ao imperador Diocleciano condená-lo por seus pecados.

O padre explica que a devoção para com São Sebastião é profunda em algumas comunidades. "Diversas comunidades têm um grande carinho e devoção por São Sebastião. No período que antecede a sua festa, geralmente são celebradas novenas de preparação, rememorando a história desse santo tão amado."

"No dia 20 de janeiro várias comunidades celebram missas e fazem procissões para homenagear e pedir a intercessão e agradecer as graças recebidas. Existem festas para São Sebastião em comunidades da Arquidiocese, como Maranguape, Mulungu e Aquiraz," conclui.

OPOVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário