sexta-feira, 7 de abril de 2023

 Ceará é o estado brasileiro mais atingido por chikungunya; Brasil apresenta maior número de casos na América, diz pesquisa.



Os resultados foram apresentados em um estudo que reuniu pesquisadores de instituições brasileiras, americanas e britânicas.

O Ceará é o estado brasileiro que mais registrou casos de chikungunya desde as primeiras notificações da doença no país. Ao todo, são 77.418 registros durante as três maiores ondas epidêmicas em 2016, 2017 e 2022 — o que causou, inclusive, mais mortes causadas pela doença do que por dengue; ambas transmitidas pelos mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. Em toda o continente americano, o Brasil é o país com mais casos da doença, com mais de 1,2 milhão de ocorrências.

O estado contabilizou 1,3 óbito por mil casos diagnosticados por chikungunya; já a taxa de mortalidade da dengue no Ceará é de 1,1 óbito por mil casos. Os dados foram mostrados em estudo epidemiológico sobre o tema, publicado na revista The Lancet Microbe, nesta quinta-feira (6).

A partir das análises, os pesquisadores envolvidos no trabalho foram capazes ainda de determinar o padrão de disseminação da doença e os fatores de risco que podem servir de base para a elaboração de estratégias efetivas de controle, prevenção e tratamento.

Fonte:

G1 Ceará

Por Samuel Pinusa

Blogdonilaooficial

Apoio:Otel A2


Nenhum comentário:

Postar um comentário