terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SER TÃO SONHADOR

Projeto chega ao Ceará para realizar sonho de cearense de ter uma sanfona


O cearense Ivan do Cajueiro sempre sonhou em ter uma sanfona. Ao conhecer essa história, o professor universitário Victor Hugo, criador do projeto Ser Tão Sonhador, arrecadou fundos para comprar o instrumento ao cearense

Por Daniel Rocha em Perfil


Victor Hugo é professor de saúde pública e epidemiologia para cursos na área da saúde em uma universidade de São Paulo. Mas esse não é o seu único trabalho. Hugo possui vários projetos sociais vinculados ao Instituto Brasileiro de Expedições Sociais, uma Organização Não Governamental (ONG) fundada por ele. Devido ao compromisso social, viajou por várias cidades do País. Nessas andanças, o que mais lhe surpreendeu foi o sonho das pessoas que teve a oportunidade de conhecer.
Não tratavam-se de sonhos mirabolantes. Eram e são sonhos simples mas que têm seu valor. Hugo agarrou esse dever: a de realizá-los.
Foi aí que surgiu o Ser Tão Sonhador, mais um projeto para a sua lista. Com ajuda de voluntários, o professor faz campanha para arrecadar fundos para cumprir a missão. Uma cearense de 96 anos já foi agraciada pelo projeto. Conheceu o Rio de Janeiro e teve o privilégio de rezar um terço aos pés do Cristo Redentor.
Outro cearense entrou na lista. Foi a vez de Ivan do Cajueiro, 64, morador do município de Tabuleiro do Norte. O sonho dele é ter uma sanfona para tocar com os amigos. Na falta do instrumento, o idoso se contenta com um berimbau improvisado. Na última quinta-feira (7), Hugo veio ao Ceará para entregar a sanfona de seu Ivan. Os dois se conheceram durante uma viagem do professor para o município de Sobral, a 230 km de Fortaleza, no ano passado pelo projeto Canudos, que também faz parte do instituto.
“Eu estava viajando pelo Ceará. Quando estava chegando em Tabuleiro do Norte, vi o seu Ivan em uma moto na beira da BR-116. Achei-o uma figura muito peculiar. Ele estava de azul em uma motocicleta vermelha e ele tem albinismo. Os contrastes de cores me chamaram bastante atenção para fotografar”, relembra. Hugo decidiu chamá-lo para tirar uma foto do cearense. Ivan o respondeu com um convite para conhecer a sua casa. Foi aí que o professor se deparou com mais um sonho.

Tribunadoceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário