segunda-feira, 15 de abril de 2013

Um show de versos e poesias marcou a noite de lançamento do livro Sabedoria Inspiradora do poeta Zé Mendes.


A noitada literária aconteceu no sábado 13, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil de Limoeiro do Norte.
Centenas de amigos da poesia e do poeta Zé Mendes compareceram ao local para prestigiar o lançamento da obra, que teve a participação especial da dupla violeiros Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino que deu  um show de versos e poesias, celebrando a festa de lançamento do livro Sabedoria Inspiradora. Ao lado da família, o poeta Zé Mendes , de 70 anos, há 22 vive de cadeira de rodas em virtude de acidente que lhe tirou o direito de se locomover, recebeu o carinho dos amigos e admiradores que ali compareceram para prestigiar a festa de lançamento do seu primeiro livro
Filho de Sinezio Alves de Freitas e de Maria Mendes da Costa, Zé Mendes começou a vida como agricultor, por volta dos dez anos de idade. Conseguiu com muita dificuldade estudar no Ginásio Diocesano, quando tinha 23 anos, onde fez até a 2ª Série do Ginasial, transferindo-se depois para o Colégio Presidente Kennedy e concluiu  o 2º Grau através  do Ensino Supletivo. Zé Mendes ainda chegou a prestar serviços para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais através da Delegacia Regional situada na comunidade de São Raimundo, sob a coordenação do saudoso Raimundo Moura, Demétrio Alves de Freitas e Afonso Costa, ainda década de 1960.
No inicio da década de 80 montou uma lanchonete no centro da cidade de Limoeiro do Norte e entre os anos de 1989 e 1993, manteve em funcionamento com hospedagem e refeições, o Hotel  Central. Zé Mendes chegou a trabalhar como marchante no mercado da carne de Limoeiro do Norte  e orgulha-se por ter sido aluno do hoje afamado ministro do Superior Tribunal de Justiça, Napoleão Nunes Maia Filho, no Colégio Diocesano.
O poeta Zé Mendes lembra-se que desde ainda muito jovem, aos 16 anos , já fazia alguns versos, gostava de cantoria e conhecia a metragem dos versos que escutava, decorava e repetia sempre que surgia a oportunidade. Tornou-se  amigo de alguns poetas famosos, como Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Antonio França, José Cardoso, Raimundo Alves e Antonio Fernandes. Zé Mendes lembra também que os seus primeiros contatos com os violeiros no Município de Limoeiro do Norte, foram na comunidade de Arraial, na residência de Manuel Marrocos de Moura (pai do adv. Oliveira Marrocos), onde apreciou uma “peleja”, entre o paraibano Apolônio Cardoso e José Amâncio de Moura.
O autor fez questão de salientar que apartir da sua doença, mesmo sem poder escrever, dedicou-se  ainda mais à composição de versos e rimas e com apoio da família e o incentivo de alguns amigos resolveu transformar aquele trabalho em uma obra literária, que culminou naquela noitada de versos e repentes proferidos por umas mais afamadas duplas de violeiros do seguimento. A festa de lançamento do livro Sabedoria Inspiradora, do poeta Zé Mendes, contou com a presença de apologista e escritores da região, representantes da Academia Limoeirense de Letras, do Secretário de Cultura Rogério Pinheiro e do Vice-prefeito  da cidade de Limoeiro do Norte, Marcos Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário