quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As broas e as fogosas de goma de mandioca são biscoitos doces , branquinhos, com cheiro de erva-doce e que se desmancham na boca.
Em Limoeiro do Norte,  a 180 km de Fortaleza, a comercialização das iguarias no centro da cidade no período das festas natalinas é uma tradição que vem sendo mantida há vários anos, quando nos dias que antecedem o natal e o ano novo, vários pequenos comerciantes montam as suas barracas no centro da cidade para comercializar produtos como broas e fogosas de goma de mandioca, o grude, pé de moleque, bolo de bata, dentre tanta outras iguarias da culinária nordestina .
Há mais de 20 anos no ramos, Antônio das Broas disse que a arte de fabricar broas de goma ele herdou do seu avó que há cerca de 50 anos já fabrica e vendia os produtos na feira para tirar o sustento da famílias. Antônio revela ainda que a tradição foi passando de pais para filhos e hoje praticamente trabalha na produção de broas em uma pequena indústria localizada a comunidade de Córego de Areia, na zona rural da cidade de Limoeiro do Norte.
Conforme mencionou o pequeno comerciante, a produção diária da sua fábrica de broas é distribuída no comercio local e em outros centros comerciais e no período das festas de fim de ano o centro da cidade se torna um dos pontos mais atrativos para a comercialização dos produtos  que segundo ele, são bastante procurados não só pelos limoeirense, mas também por pessoas de outras cidades que nesse período estão de passagem pelo município.
A tradicional feirinha das broas e das fogosas funciona todos os anos no entorno do galpão das frutas e verduras, situado nas proximidades do Mercado da Carne.

Fonte:tvjaguar



Um comentário:

  1. Em Limoeiro do Norte você pode dizer que comeu uma fogosa, sem o menor constrangimento, rsrs...e é bom!!!

    ResponderExcluir