quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pão de Santo Antônio: Uma obra com mais de um século de tradição em Limoeiro do norte


Com 113 anos de existência, a  tradicional “Paga de Santo Antônio”,  continua reunindo fiéis e devotos do Santo, que todas as terças feira se encontram no Dispensário de Santo Antônio, na cidade de Limoeiro do Norte para receberem alimentos como pão, leite, feijão, farinha de mandioca, feijão, dentre outros, frutos de doações dos devotos de Santo Antônio.
De acordo com Iolanda Castro, voluntária da obra, o Pão de Santo Antônio teve inicio em 01 de novembro de 1901, pelo então vigário da paróquia, o padre Antônio Pereira da Graça, que contou com o apoio de cidadãos limoeirenses como Francisco Celestino da Cunha, José Osterne Ferreira, Petronílio Felismino e Francisco Remígio de Freitas, João Maria de Freitas, dentre outros.
Iolanda Castro conta ainda que há cerca de 10 anos presta aquele serviço, de forma voluntária, mas a “O Pão de Santo Antônio “ já faz parte da família, pois o seu avô foi um dos fundadores, sendo repassada a tradição para os seus pais e ela que sempre acompanhou de forma direta ou indireta.
Dentre os voluntários da obra do Pão de Santo Antônio de Limoeiro do Norte destaca-se o senhor Odorico Nogueira Nunes, que segundo ele, há mais de 60 anos participa como voluntário da destruição dos alimentos para os pobres no dispensário do Pão de Santo Antônio. Ele lembra que começou a participar da Paga de Santo Antônio, quando ainda era criança e era trazido pelo pai e até hoje participa do movimento.
A senhora Maria Dolores Maciel conta que há mais de 40 anos participa dos trabalhos direcionados á obra do Pão de Santo Antônio de Limoeiro do Norte. Dona Dolores relembra que a sua participação na obra teve inicio do seu esposo, (falecido), e que na época era associado e também prestava serviço voluntário e ela o acompanhava nos dias da Paga de Santo Antônio e até os dias de hoje ela continua como voluntária do Pão de Santo Antônio.
A obra do Pão de Santo Antônio de Limoeiro do Norte atualmente conta com 45 associados que recebem doações de alimentos não perecíveis que são oriundos de doações voluntárias da sociedade. Para receber as doações, as pessoas passam por um processo de cadastro e não podem possuir renda fixa. Atualmente, a associação Pão de Santo Antônio é presidida pelo advogado Maury Freitas. Os encontros acontecem todas terças feiras a partir das 08:00 horas, no Dispensário do Pão de Santo Antônio, que fica localizado na Avenida Coronel Francisco Remígio Nº 483, por trás da Igreja de Santo Antônio, no centro da cidade de Limoeiro do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário