segunda-feira, 9 de março de 2015

OBRA: Centro atenderá 30 artesãos


Jaguaribara. Cerca de 30 artesãs deste município estão sendo beneficiadas com a entrega do Centro de Artesanato, equipamento que já era aguardado desde a mudança da antiga para a nova cidade, inaugurada em 2001. A obra foi financiada com recursos do Banco do Nordeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).
Ao todo foram investidos verbas no valor de R$ 150 mil para estimular a produção e comercialização de peças feitas em crochê e em couro de tilápia, pescado popular com a piscicultura local.
O conhecimento que a artesã Vaneide Bandeira, 47, possui hoje vem sendo aprimorado desde seus 13 anos de idade, quando morava na antiga cidade de Jaguaribara, inundada para dar lugar ao açude Castanhão. Ela aprendeu com a mãe e a avó a confeccionar as peças para a venda e assim ajudar no sustento da família. Ela e as irmãs, bem como sua mãe, dividiam a rotina diária de fazer o crochê e cuidar da casa, sem abrir mão dos estudos. A atividade esta na família há três gerações e soube resistir a transformação de suas vidas, com a mudança para a nova cidade planejada.
Ainda na antiga cidade, em 1992, foi organizada a Associação de Artesãs de Jaguaribara, com o intuito de reunir e organizar as mulheres que produziam peças em crochê e ponto cruz. A atividade era intensa, com a participação ativa de 22 artesãs, e possuía sede própria alugada pelo grupo, além daquelas que produziam suas peças em casa e comercializavam sob encomenda. Porém, com a transferência da cidade, a associação perdeu força e hoje poucas tentam retomar a atividade.
Alternativa
"Nosso foco é fazer com que esses dois grupos se integrem e fortaleçam o artesanato local que é muito apreciado. O crochê faz parte da história do município, da identidade das mulheres de Jaguaribara e o artesanato com o couro da tilápia foi implantado como alternativa ao potencial econômico desse outro momento da cidade, com a piscicultura. Precisamos fortalecer essas atividades", ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, Eva Parente.
Mais Informações:
Centro de Artesanato de Jaguaribara Rua Paula Clotilde, s/n Ao lado do Show Room, Centro
DN - 09/03/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário