terça-feira, 14 de julho de 2015

Profissão de sapateiro: Em limoeiro do Norte duas famílias mantém viva a tradição de mais de seis décadas.

De um lado a família Aguiar, liderada pelo patriarca Antônio sotero Aguiar, que aprendeu a arte de consertar e fabricar calçados, ainda quando tinha quatorze anos e exerceu a função até o inicio de 2015, depois de se aposentar, tendo o mesmo trabalhado por cerca de 64 anos, sempre na mesma profissão, da qual se orgulha por criado toda a família com os recursos adquiridos da profissão que foi repassada para os filhos que atuam até hoje no mesmo ramo.
Tonho Aguiar, um dos filhos de  Seu Antônio Aguiar lembra que deu inicio na profissão aos 13 anos, como ajudante do pai e continua fazendo o mesmo serviço até hoje, quarenta e quatro anos depois.. Além de Tonho Aguiar, outro membro da família compõe o grupo de trabalhadores da família Aguiar, que há mais de sessenta anos desenvolve a ofício de concertar fabricar calçados de forma artesanal.
Por outro lado, Tadeu Sapateiro, que a exemplo dos filhos do Seu Aguiar, também herdou do pai o ofício de sapateiro, profissão que também exerce até os dias atuais. Tadeu Sapateiro lembra que com a idade de 07 anos começou a ajudar o pai, que exercia a profissão. Ele lembra ainda que depois de um certo tempo trabalhando com a família resolver procurar um emprego na capital do estado, mas depois de três retornou para a terra natal, onde deu continuidade na profissão que exerce até hoje.
O sapateiro destaca que além do pai, outros 05 irmãos já exercia a função, com os quais procurou o aperfeiçoamento, pelo fato de serem mais experientes na profissão. De acordo com Tadeu Sapateiro, dos seis irmãos, apenas ele atua no ramo atualmente, mas salienta que vários outros membros da família, entre primos sobrinhos estão dando continuidade à arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário