quinta-feira, 5 de abril de 2018


Bode Iôiô será enredo de escola de samba do Rio em 2019
A agremiação Paraíso do Tuiuti usará a figura do bode para abordar a importância do voto consciente
13:01 · 05.04.2018 / atualizado às 14:05
Bode Ioiô, famoso por ter sido eleito vereador de Fortaleza, foi escolhido como tema do enredo da escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti em 2019. A vice-campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano pretende usar a história do bode vereador para explorar a importância do voto.

A história do animal

A fama do Bode Ioiô surgiu após o animal ser eleito vereador da capital cearense, em 1922. Ioiô chegou em Fortaleza no ano de 1915, trazido por retirantes que fugiam da seca.

Na Capital, o animal foi vendido para uma empresa britânica, mas sempre fugia para passear pela Praça do Ferreira. Pela convivência com artistas, escritores e boêmios que frequentavam o Centro da cidade, o bode ganhou fama. E nas eleições, ainda com votos em cédulas de papel, foi escolhido vereador como uma forma de protesto da população.

Agora, a curiosa história do Bode Ioiô foi escolhida para ser apresentada na Sapucaí pela Paraíso do Tuiuti. A agremiação foi destaque no Carnaval de 2018 ao criticar as condições de trabalho no país, com o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?".

A expectativa para 2019 é seguir no mesmo tom crítico, desta vez, utilizando a figura do bode cearense para abordar questões relacionadas à importância do voto consciente.

O anúncio oficial do enredo da Paraíso do Tuiuti para 2019 será feito na próxima sexta-feira (6) durante evento na quadra da escola.

DiáriodoNordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário