quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Missa da quarta feira de cinzas reúne centenas de fiéis na igreja de Santo Antônio de Limoeiro do Norte.


A celebração da missa da quarta feira de cinzas de 2015,  da cidade de Limoeiro do Norte, no vale do jaguaribe aconteceu na igreja de Santo Antônio, que fica situada no centro município limoeirense e contou com a presença de centenas de fiíeis, renovando assim, a tradição da igreja católica de celebrar a quarta feira de cinzas entre os membros da comunidade católica e de fé. A santa missa de quarta feira de cinzas teve inicio às 08:00 horas e foi coordenada por Dom José Haringer, bispo diocesano da paróquia da Imaculada Conceição de Limoeiro do Norte.


Significado de Quarta Feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário