domingo, 13 de setembro de 2015

I Encontro de Literário reuniu leitores, escritores e blogeuiros na cidade de Morada Nova

O evento aconteceu na noite de sábado 13, na sede da ACR-Morada Nova

Sorrisos esbanjados, olhares atentos, mentes curiosas e corações palpitantes. Reações em conjunto que definiu o sentimento das mais de 100 pessoas presentes no I Encontro de Leitores do Vale do Jaguaribe, realizado na noite de ontem, sábado (12), na Associação Recreativa e Cultural de Morada Nova (ARCMN), situada na Rua Cel. José Ambrósio.
O evento – iniciativa do grupo de leitores de Morada Nova, Ciranda da Leitura, e do blogueiro Elieudo Junior, de Quixadá – teve como objetivo reunir leitores de diferentes cidades e divulgar os trabalhos dos autores e blogueiros presentes, promovendo a paixão pela literatura. O grupo contou com a parceria das editoras Belas Letras, Leya e Companhia das Letras, que doaram os livros para os sorteios.
A programação iniciou-se por volta das 18h30. A atual coordenadora da Ciranda da Leitura, Mirna Saraiva Leão, falou sobre o início e os objetivos do grupo da cidade. Em seguida, a professora Ivoneide Oliveira, que esteve à frente da equipe de leitores em 2010, foi chamada ao palco para realizar a entrega de comendas a fundadora da Ciranda, professora Joelma Rodrigues, e a diretora do Instituto Maria de Lourdes Terceiro Chagas (IMLTC), Maria Augusta Martins, que colabora cedendo o espaço físico para os encontros do grupo.
A ansiedade da plateia foi aquecida pela educadora Adenisa Oliveira, convidada a falar um pouco sobre O Prazer da Leitura.
Ainda na programação, os escritores Bruno Paulino (Quixeramobim), Dilaci Nobre (Morada Nova), Edgar Nogueira Lima (Fortaleza), Jairo Sarfati (Fortaleza), Jefferson Andrade (Fortaleza), Jorgeana Jorge (Aracaú) e Manoel Oliveira (Fortaleza) comentaram sobre suas obras logo após se apresentarem aos convidados. Os blogueiros Arusha Oliveira (Fortaleza), Bianca Saraiva (Recife) e Elieudo Junior (Quixadá) falaram de seus trabalhos envolvendo a leitura nas redes sociais.
Quem também arrancou aplausos do público foi o Contador de Histórias da Editora Moderna, Alisson Gadelha. Ao lado do músico Márcio, Gadelha proporcionou diversão e alegria em brincadeiras envolvendo as crianças. Houve sorteio de livros e brindes e bate-papo com os autores e blogueiros.
As obras dos escritores encontravam-se à venda nas mesas de cada autor – com direito a autógrafo.
Os stands de vendas eram representados pelo sebo da Ciranda - com livros e materiais relacionados à leitura -, divulgação dos cursos de Inglês e Espanhol, pela Modesto Idiomas, além da Cantina de lanches das alunas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Morada Nova (IFCE).
Três das participantes do grupo Ciranda da Leitura foram agraciadas pelo êxito no desafio Furacão da Leitura de 2014. As vencedoras Claudênia Bezerra (com 164 livros lidos), Fátima Silva (75 livros) e Elizângela Amâncio (51 livros), receberam a medalha Leitoras do Ano.
O momento mais esperado da noite ocorreu com o sorteio do box de livros de Game of Thrones. O participante Josué N. Girão foi o sorteado. “Presente antecipado de aniversário”, comentavam os amigos do jovem.

Sobre a Ciranda

A Ciranda da Leitura trata-se de um grupo de leitores de Morada Nova que se reúnem duas vezes mensamente com objetivo de proporcionar o prazer da leitura a seus participantes, através de empréstimos de livros.
A iniciativa do projeto partiu da professora Francisca Joelma Rodrigues, em 2009. O objetivo era integrar alunos e pais da escola Maria de Lourdes Terceiro Chagas (IMLTC) no universo literário. De 2011 em diante, a mãe de um dos alunos e participantes da Ciranda, Mirna Saraiva Leão, assumiu a coordenação do grupo e deu continuidade ao trabalho.
Atualmente, a equipe de leitores tem cerca de 50 participantes, contando ainda com o grupo infantil.
Cada participante contribui com uma taxa mensal de R$ 5,00 reais. Os recursos são destinados à aquisição de livros infantis e adultos. O acervo da Ciranda da Leitura conta hoje com aproximadamente 200 títulos.

Obras dos autores

  • Bruno Paulino - A Menina da Chuva
  • Dilaci Nobre - Olhar Poético
  • Edgar Nogueira Lima - De Almas Postas
  • Jairo Sarfati - Diário Póstumo de Charlotte
  • Jefferson Andrade - As Crônicas de Ragnarok – O Conto do Mundo Perdido
  • Jorgeana Jorge - À espera de um Adeus
  • Manoel Oliveira - A Herdeira de Hélzius, os sete animais Sagrados

Blogs e seus blogueiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário