sexta-feira, 1 de abril de 2016

SShow ajuda pacientes com câncer


A instituição Gapo existe desde 2007, estimulando toda a sociedade à doação de órgãos e tecidos

Buscando fortalecer os trabalhos de apoio e acolhimento de pacientes com câncer e seus familiares que vêm do Interior do Estado do Ceará para o tratamento em Fortaleza, o Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico (Gapo) promove, no próximo dia 7 de abril, no Iate Clube, o show "Voo das Borboletas", comandado pela dupla Ítalo e Renno e participações de Xand Avião, Solange Almeida e DJ Itaquê Figueiredo, que se apresentarão voluntariamente no evento.
A ideia é possibilitar a aquisição de uma sede própria para o Gapo, que hoje oferece apoio a mais de 900 pessoas mensalmente, dentre pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e outras doenças.
Conforme esclarece a diretora-presidente do Grupo, Velúzia Vieira, o espaço para a nova sede já foi escolhido e funcionará no bairro Rodolfo Teófilo, próximo ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
O Gapo existe desde 2007, estimulando a sociedade à doação de órgãos e tecidos, mobilizando ainda os setores públicos e privados na melhoria do atendimento aos pacientes e no acolhimento daqueles que buscam tratamento.
A associação foi fundada pelos próprios pacientes e familiares, na tentativa de garantir maior agilidade aos exames diagnosticados, bem como aos tratamentos. Dessa maneira, o grupo estabeleceu-se a fim de dar mais informações e apoio àqueles que precisam tratar-se de enfermidades onco-hematológicas.
Apoio
Em 2013, a união de um grupo de mulheres em solidariedade a uma amiga, a médica Niedja Frota Bezerra, na época recém-diagnosticada com câncer no sistema linfático, deu origem ao Panapaná, nome que representa o coletivo de borboletas, como elas se intitularam.
O apoio das amizades foi essencial para o período em que Niedja enfrentou a enfermidade, de modo que, mesmo após o parecer de cura, as amigas permaneceram firmes para ajudar outras famílias que encaram a mesma situação.
Afeição
"Vivi na pele a luta contra essa doença. Tive toda a afeição familiar e os melhores tratamentos, e ainda assim não foi fácil. Essas pessoas chegam na nossa Capital sem nada, pedindo um amparo, um arrimo, uma luz e é exatamente isso que o Gapo se propõe a fazer. Por isso, o grupo de amigas que formam o Panapaná abraçam totalmente a causa e querem sensibilizar o máximo possível de pessoas para, juntos, ajudarmos o Gapo a abrigar cada vez mais e trabalhar de maneira ainda melhor", conta Niedja.
Vitória
Hoje, 42 mulheres estão envolvidas nos trabalhos realizados pelo grupo, como conta a diretora-presidente do Gapo, Velúzia Vieira. "Essa história virou um livro intitulado Panapaná e que fala sobre a vitória, fé e o amor envolvido nesse momento, que hoje transcende esse caso e ajuda conhecidos e desconhecidos nessa luta contra o câncer".
Saiba mais
Show Beneficente "O Voo das Borboletas"
Data: 7 de abril (quinta-feira)
Local: Iate Clube
Participações: Ítalo e Renno/ Xand Avião/ Solange Almeida/ DJ Itaquê Figueiredo
Horário: A partir das 19h30
Ingressos: R$50,00
Informações: (85) 3265.6911

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário