domingo, 24 de setembro de 2017

Catadores de produtos recicláveis participaram de Oficina de Sensibilização em Limoeiro do Norte

.
O encontro aconteceu na tarde de quarta feira 20, no auditório da (UAB) Universidade Aberta do Brasil Polo Limoeiro do Norte, e reuniu catadores de produtos recicláveis de Limoeiro do Norte e de várias outras cidades que compõem o pólo da região do baixo Jaguaribe. A realização do evento foi possível através de parceria firmada entre a prefeitura municipal, através da secretaria de Atividades Econômicas e o Departamento de Meio Ambiente que tem a frente o secretário Éderson Castro e Karísia Mara respectivamente.
De acordo com Vanessa Lima, facilitadora da Secretaria das Cidades, o objetivo da realização da oficina de sensibilização com os catadores de produtos recicláveis da região é apresentar o projeto de gestão integrada de resíduos que a secretaria das Cidades, em parceria com a gestão do consórcio intermunicipal de resíduos está implantando no âmbito dos 11 municípios que fazem parte micro região. Ainda de acordo com Vanessa Lima, as oficinas visam anda proporcionar uma integração com os catadores para que eles possam contribuir de forma cada vez mais participativa. Conforme informou a técnica, durante toda a semana, a equipe da Secretaria das Cidades estará percorrendo vários municípios da região, com o intuito de promover a capacitação entre os catadores.
Gilliard Chaves, secretário de agricultura da cidade de São João do Jaguaribe falou da  importância da realização do evento para tratar de ações relacionadas à implantação do consócio regional de resíduos sólidos, incluindo no debate, a capacitação dos catadores de produtos recicláveis da região. O secretário informou ainda que o prefeito do município de São João do Jaguaribe  já trabalha com o planejamento de atividades que possam contribuir para o processo de conscientização da população sobre a necessidade de dá o destino certo para os resíduos solos a partir da implantação do consórcio na região.
Para Pedrinha, presidente da associação dos catadores de Limoeiro do Norte, as oficinas de sensibilização promovidas pela Secretaria das Cidades contribuíram significativamente para que os catadores possam desempenhar as suas funções de forma mais humanizada. Pedrinha está confiante que o município possa apoiar na implantação do projeto de coleta seletiva.
Em conformidade com a chefe do departamento de meio ambiente do município de Limoeiro do Norte, a oficina de sensibilização é o primeiro contato do departamento com o s catadores da região. Durante o primeiro encontro, salientou Karísia Mara, serão apresentadas as propostas e discutidas com a categoria, visando com isso, ouvir também as propostas, que serão catalogadas para serem trabalhadas como forma de preparação dos catadores para a implantação do projeto de resíduos sólidos e da coleta seletiva.
De acordo com Vanjerry, representante do COMAS, todos os 11 municípios pertencentes ao consórcio regional de resíduos sólidos estarão sendo contemplados com o ciclo de oficinas de sensibilização com os catadores de produtos recicláveis. Vangerry salientou ainda que a ação contribuirá, ainda, para o processo de identificação dos trabalhadores que realmente atuam no setor, contribuindo também para o processo de inclusão sócio-econômica da categoria, a partir do fechamento dos lixões e da implantação do consórcio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário