quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aluna do IFCE-Limoeiro tem trabalho cientifico selecionado na James Cientific de Nova York.

Adriana Mendes é aluna do curso de Bacharelado em agronomia do Instituto Federal do Ceará, Pólo de Limoeiro do Norte, e já participou de vários de cunho cientifico, através da apresentação de um experimento, por ela desenvolvido, sob a orientação da professora Renata Braga, cujo projeto tem o objetivo de analisar o efeito estufa nos próximos dez anos, e o impacto ambiental referente ao período.
De acordo com Adriana Mendes, a fonte de pesquisa para o desenvolvimento do experimento são as plantas, em especial a “moringa”, que é considerada como a planta mágica, que originária da India, e que é conhecida pelo fato de todas as suas partes ter utilidade para alguma coisa, seja para a alimentação humana, animal, ou na medicina, além de ser um tipo de planta resistente a todo tipo de clima.
O modelo desenvolvido pela aluna tem oportunizado  a participação da pesquisadora limoeirense em vários eventos como feiras, congressos e exposições de inventos, em vários estados brasileiros. O que tem lhe atribuído algumas premiações , em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.  De acordo Adriana, a sua primeiro participação em evento desse porte foi em setembro de 2015, quando teve a oportunidade de participar da FENECITE (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia) de Recife, quando  obteve a primeira colocação,  a nível de nordeste, na categoria de agrárias.
No mesmo evento, a pesquisadora recebeu o credenciamento para participar da Mostra Tec, considerada a maior Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina, onde segundo ela, dezenove países estavam participando. No Pará, Adriana Mendes também participou da MCTA (Mostra Técnica e Científica) da Escola Açaí, quando também conquistou o primeiro lugar, na categoria de agrárias, cuja participação no evento, rendeu-lhe ainda, a credencial para a participação na James Olimpic, que acontecerá em junho de 2016, em Nova York, nos Estados Unidos.
A pesquisadora Adriana Mendes  ressalta a sua alegria por ter o seu trabalho reconhecido internacionalmente. Ela destacou ainda as dificuldades enfrentadas até chegar aonde está chegando, mas ressalta ainda que em momento algum lhe passou pela cabeça, a idéia de desistir dos seus sonhos. Para Adriana, para alcançar os objetivos almejados, o mais importante é “ter foco”.  A pesquisadora aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para que ela obtivesse êxito durante toda a sua trajetória.
Como orientadora da aluna, a professora Renata Braga expressou a sua alegria, ao ver o trabalho desenvolvido por Adriana Mendes, e pelos bons resultados a ele atribuídos. A professora Renata fez questão de destacar o empenho da aluna pelos trabalhos de pesquisa, o que na avaliação da orientadora facilitou ainda mais a elaboração e desenvolvimento do projeto.  Renata enfatizou também o orgulho, por presenciar um novo momento, onde mais um aluno do IFCE-Limoeiro tem um trabalho visto como referência em outros países.




Nenhum comentário:

Postar um comentário