domingo, 5 de agosto de 2018

Associação Nossa Senhora de Fátima do Bom Fim Promoveu o VI Encontro de Capoeiristas

Rodas de Capoeira, Batizados e Troca de Cordas constaram da programação alusiva ao Dia do Capoeirista.


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcialesporte, cultura popular, dança música.

É difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos.

Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato.

Esses foram os primeiros capoeiristas. A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira.

Em 07 de Agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649,  que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista. Atualmente a atividade é praticada em mais de 150 países, sendo que somente no Brasil existem mais de 5 milhões de capoeiristas.
Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.


Para comemorar a data, a Associação Nossa Senhora de Fátima da comunidade de Bom Fim, em parceria com a Fundação Arte Brasil de Capoeira promoveu na tarde do sábado 04 de agosto de 2018, O VI Encontro de Capoeira de Limoeiro do Norte.
Na oportunidade, 26 alunos foram batizados e outros 16 capoeiristas participaram da solenidade de troca de cordas.


O evento contou com a participação do Mestre Pedro, da cidade de Morada Nova, presidente e fundador da Fundação Arte Brasil de Capoeira, além do instrutor Cantor de Limoeiro do Norte, dentre outras personalidades da capoeira dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário