domingo, 15 de novembro de 2009

Dia Mundial de Combate ao Diabetes é comemorado neste sábado (14)

Veja dicas de como viver bem com o diabetes
Maioria dos diabéticos brasileiros são da classe C,D e E e tem peso normalNeste sábado (14) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Desta forma, o R7 aproveita a data para mostrar dados sobre a doença no país e, mais do que isso, oferecer informação e dicas de alimentação e atividades para tem o diabetes ou quer se prevenir.
Existem dois tipo de diabetes, o tipo 1, que surge quando o organismo deixa de produzir a insulina, ou a produz apenas em uma quantidade muito pequena, provocando o aumento do nível de açúcar no sangue (glicemia). E o diabetes tipo 2, quando há produção de insulina pelo pâncreas, mas as células musculares e adiposas (de gordura) não conseguem absorvê-la. No primeiro caso, é preciso tomar injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar.
No segundo, mesmo com um fator hereditário maior do que no tipo 1, sabe-se que há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores do diabetes tipo 2 sejam obesos.
Há ainda outros tipos de diabetes menos comuns: o diabetes gestacional (alteração das taxas de açúcar no sangue detectada pela primeira vez na gravidez, mas que pode persistir ou desaparecer depois do parto) e o diabetes secundário ao aumento de função das glândulas endócrinas (em casos de tireóide, problemas na supra- renal e na hipófise ou em tumores no pâncreas).
Os principais sintomas do paciente diabético são sede, fome e urina em excesso, emagrecimento, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou nas mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, cansaço inexplicável e dores nas pernas, entre outros.
Brasileiro diabético tem peso normal
A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a IDF (Federação Internacional para o Diabetes) estimam que, pelo menos, metade de todos os casos de diabetes tipo 2 no mundo poderiam ser prevenidos se fosse evitado o ganho de peso excessivo.
No entanto, pesquisa recente divulgada no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em São Paulo, revelou que entre os 21 milhões de brasileiros diabéticos - 11% da população - a maioria apresenta diabetes tipo 2 e, ao contrário do que poderia parecer, 67,6% tem peso normal ou sobrepeso, mas não são obesos. A pesquisa ainda apontou que dentro dessa população, 78% está concentrada na classe C, D e E.
O novo perfil do brasileiro diabético, portanto, condiz ao cidadão de baixa renda com peso normal, ou seja, a maioria da população. Por isso, para se prevenir ou viver bem mesmo com o diagnóstico de diabetes, veja abaixo dicas de alimentação e exercícios para diabéticos e não diabéticos. Veja também dicas de eventos que acontecem neste sábado que oferecem serviços de informação sobre o diabetes.

Exercícios ajudam na prevenção e controle do diabetes
Médicos indicam alimentação ideal para diabéticos
Cardápio especial para quem tem diabetes
Orégano pode ser uma alternativa para tratar diabetes
Pesquisa aponta que há 21 milhões de diabéticos no Brasil
Técnica cirúrgica contra diabetes tipo 2 pode ser proibida
USP promove campanha com testes gratuitos de diabetes e colesterol
Hospital infantil faz fórum sobre diabetes em São Paulo
Combate ao diabetes quer reverter cenário de aumento da doença

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário