sábado, 31 de março de 2018


Venda de Ovos de Páscoa aquece o comercio às vésperas de domingo de páscoa.

Consumir Ovos de Chocolate durante o período de páscoa é uma tradição milenar entre os cristãos.
Do ponto de vista religioso o ovo é considerado como o símbolo do nascimento da vida. Diz a lenda que tudo começo ainda pelo século IV com a tradição de não se comer carne durante o período da quaresma. Como não se comia carne durante esse período, os ovos se empilhavam nas estantes. Para evitar o desperdício, na quinta feira santa os coroinhas passavam de casa em casa para recolher os ovos e no domingo de páscoa transformava todo em omelete e distribuam com o povo.

Nos idos do século XII,  o povo passou a dá de presente, os ovos que sobravam. Daí, então, a nobreza passou a se interessar pela brincadeira, só que um pequeno requinte, eles pintavam todos os ovos antes de dá de presente. No século XV, passaram a inserir nos ovos decorados uma pequena lembrancinha que poderia ser até uma jóia. Ainda de acordo com a história,, só a partir do século XVII que alguém teve a brilhante idéia de colocar chocolate dentro dos ovos.


Em Limoeiro do Norte , no Estado do Ceará, a tradição ainda mantida até os dias atuais. Durante o período do Páscoa, é perceptível o aquecimento no comercio local, a partir da comercialização de ovos de páscoa. Nessa época do ano é de praxe, a exposição do tradicional ovo de páscoa como forma de atrair  o cliente que se dirige ao comercio para adquirir o produto seja para presentear alguém importante ou tão somente para o consumo individual ou em família no domingo de páscoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário